quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sepultura Romana Praia do Trafal (loulé Velho)

Este pequeno vídeo é resultado da descoberta realizada pelo nosso conterrâneo, João Santos, estudante do curso de Património Cultural na Universidade do Algarve. Numa altura em que a arqueologia em Quarteira encontrava-se estagnada, esta descoberta vem novamente colocar o "mundo" da arqueologia romana local em alvoroço. Mas neste momento há uma pergunta que muitos poderão equacionar; será que estamos perante uma necrópole (cemitério)?

video
No local a tipologia de sepultura é igual a esta que foi escavada no Centro Histórico de Lagos. Podemos observar que esta sepultura é constituída por tegulae ou telhas romanas, formando um triângulo que cobriria todo o corpo. Era a chamada "Eterna Morada".

Legenda: Sepultura tardo-romana (Lagos)

Uma vez mais deixo um apelo, para que os habitantes desta terra estejam mais atentos para estas questões, sempre que encontrarem algo que considerem antigo não hesitem em contactar as autoridades competentes; divisão de arqueologia e história local da Câmara Municipal de Loulé, IGESPAR Silves ou então a Junta de Freguesia de Quarteira ou deixar aqui uma dica no blog.

1 comentário:

Obrigado pelo seu contributo.