sábado, 17 de julho de 2010

Trabalhos Arqueológicos de Emergência - Sítio Romano da Praia do Trafal em Quarteira (Loulé Velho).

Legenda: Localização da Sepultura
Legenda: Sepultura

No dia 14 de Abril de 2010 foi dado o alerta para a existência de ossos humanos a cerca de três metros de altura dentro de uma arriba na Praia do Trafal em Quarteira. Rapidamente se identificou como sendo uma sepultura romana devido às tegulae colocadas sobre os restos humanos e através da presença romana anteriormente registada no sítio.

A intervenção no local salvaguardou estes restos humanos que são vitais para conhecer a presença humana na Freguesia de Quarteira e de que forma isso nos influência actualmente. Por último há que mencionar que o acompanhamento realizado pelo Testemunhos de Quarteira até ao culminar com a escavação da sepultura, é exemplar e defende acima de tudo a História da nossa Freguesia.

A única coisa que há a lamentar é que o úmero e fémur direitos ainda presentes na data da descoberta, na altura da intervenção já tinham sido levados pelo "mar" ou pelos mesmos cidadãos que decidiram usar os restos para tiro ao alvo.

Por último, mas não menos importante quero agradecer à aluna do Mestrado de História do Algarve da Universidade do Algarve, Susana Martins por ter partilhado estas fotografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo.