domingo, 5 de setembro de 2010

Curso de Património Cultural da Universidade do Algarve

Esta é uma altura do ano em que muitos jovens ingressam pela primeira vez no ensino superior e é normal a existência de dúvidas em relação ao curso que melhor lhes poderá servir. Decidi colocar este tópico no blog devido às dúvidas de uma pessoa amiga. Tinha pretensões de ingressar num curso de História com o objectivo da via do ensino, mas deve se ter esquecido que estamos em Portugal e de momento ser professor não é muito abonatório. Então aconselhei o Curso de Património Cultural (link) da Universidade do Algarve.

"LICENCIATURA EM PATRIMÓNIO CULTURAL


A licenciatura em Património Cultural é um curso de 1.º ciclo que se desenvolve em três anos segundo os critérios do Processo de Bolonha. Pretende formar profissionais habilitados, científica e tecnicamente, na inventariação, preservação e valorização do património construído, arqueológico e histórico do País. Este curso enquadra-se e surge como resposta ao progressivo interesse e preocupações sentidas nas duas últimas décadas, em Portugal e na Europa, pelas problemáticas patrimoniais, bem corporizadas em recentes planos e programas de desenvolvimento e ordenamento regionais ou nacionais onde o património natural e cultural é reconhecido como factor de diferenciação potenciador de desenvolvimento. O graduado do curso de Património Cultural deverá ter a capacidade para recolher, seleccionar, interpretar e avaliar todos os dados referentes à área científica em questão, de forma a poder fazer diagnósticos correctos, actuar responsavelmente e com os devidos conhecimentos científicos, técnicos, sociais e éticos, bem como reencaminhar e saber dialogar com peritos em áreas de intervenção específicas. Estas competências permitirão o exercício de qualidade num campo de conhecimento vastíssimo, como é o do Património Cultural.

ÁREA CIENTIFÍCA


Artes, Literatura e História

PROVAS DE ACESSO


(12) História da Cultura e Artes ou (18) Português ou (11) História (Atenção poderão ser outras)

SAÍDAS PROFISSIONAIS


O graduado do curso de Património Cultural da Universidade do Algarve terá um mercado diversificado de trabalho, não só ao nível do Estado, tanto em organismos centrais como autárquicos, mas também em instituições privadas e, finalmente, como empresário e técnico especialista na área profissional em questão: - Organismos tutelares do património (IGESPAR, IPMC); - Serviços culturais de inventariação e preservação de bens culturais; - Gabinetes de estudos integrados e gabinetes técnicos locais; - Equipas pluridisciplinares em projectos de intervenção e reabilitação patrimonial; - Museus, sítios patrimoniais e demais organismos de gestão e fruição de bens patrimoniais; - Associações de defesa do património; - Empresas especializadas em arqueologia e intervenção patrimonial; - Empresas de divulgação e promoção cultural; - Comissões de bens culturais da Igreja."


É uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar de perto com o Património Cultural em toda a sua grandeza e a própria História.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo.