quinta-feira, 12 de julho de 2012

Foram Descobertas as Sapatas da Antiga Central Eléctrica de Quarteira

Na antiga sede da Junta de Freguesia de Quarteira estão a decorrer obras que visam a construção e implementação de um Pólo da Biblioteca de Municipal de Loulé, dotando, finalmente, a freguesia deste tão desejado equipamento cultural. Todavia, ao partirem o chão, mesmo por baixo do espaço correspondente à antiga sala da Assembleia de Freguesia, os empreiteiros deram noticia de terem encontrado duas sapatas as quais foram, imediatamente identificadas e relacionadas com a antiga Central Eléctrica. Estas sapatas tinham como função servir de base estável aos dois motores a diesel que iluminavam, já na altura esta solicitada aldeia turística. 
 Antigas instalações da Junta de Freguesia de Quarteira

Sapata a descoberto


«Iluminação de Quarteira», Ano XXXIII, Faro 15 de Maio de 1952, nº 1798

Uma pequena nota informativa proveniente do Jornal Correiro do Sul, na edição de 15 de Maio de 1952, dá-nos conta de uma avultada quantia para remodelação, ampliação e substituição da rede de baixa tensão da Central Eléctrica. Por ventura, as sapatas podem corresponder a esta intervenção de 1952. Ainda assim, há que notar o relevo que possuía a Junta de Turismo de Quarteira, ao receber esta quantia para o desenrolar das obras, sabendo nós, que na época já a Junta de Freguesia encontrava-se em plenas funções. 

*Seria de bom grado enaltecer esta descoberta com uma placa alusiva à Central Eléctrica, a ser colocada a quando da finalização das obras, para que este local não desvaneça da nossa memória colectiva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo.